Vantagem de participar no Workshop grupal de Constelação Familiar

A terapia de metodologia sistêmica, que tem lugar dentro do marco grupal, apresenta algumas vantagens em relação à terapia individual.

Para a pessoa que Constela: No setting grupal, a pessoa que Constela é observadora do próprio campo no qual está inserida, e vai olhar com certo distanciamento as questões mais delicadas e difíceis. Essa posição lhe permite sentir, observar, aceitar, rejeitar, processar e se emocionar.  É um lugar mais seguro, de certo distanciamento, que vai mover seu campo psíquico, mesmo estando na posição de espectador, amolecendo algumas defesas.  O sair do foco faz relaxar e permite olhar com mais profundidade os movimentos estáticos do campo no qual está seu emaranhamento e os possíveis movimentos dinâmicos dos quais pode ser gerada a solução.

Para quem representa:  O Representante, é aquele que vai sintonizar-se por ressonância com os membros do sistema. Sem conhecer sua história, sem saber detalhes biográficos, dados, vai experenciar com seu corpo percepções e sensações. Este é o primeiro grande ganho para quem representa: usar e se conscientizar que seu corpo é como instrumento de ressonância, capaz de captar mensagens que não passam pela mente. Essa experiência, por si mesma, já traz uma abertura e ampliação de consciência e um novo centramento. A pessoa passa a ter uma conexão maior com as áreas de sua percepção e intuição. Um grande benefício para sua personalidade, atrelada ao campo mental. Outro grande ganho constitui o fato de ser escolhido, também por ressonância, para representar. Então, ele mesmo, vai trabalhar conteúdos da personalidade que representa ou do campo familiar que poderão ser equivalentes aos seus próprios conteúdos ou campo familiar. Este é um grande lucro para seu serviço de ser representante. Acostumasse dizer que tem algumas representações que equivalem a constelações.

O beneficio maior no trabalho grupal é poder experimentar o nível de profundidade e relações profundas que se plasma rapidamente, vencendo defesas com leveza e criando uma união e harmonia com pessoas que nunca tinham se visto, se conectado ou se conhecido antes. É um trabalho que proporciona um novo e definitivo centramento da alma, e um novo conhecimento das nossas capacidades de nos relacionar, conosco e com os outros.

 

Graciela Rozenthal