Constelação Organizacional

O trabalho Sistêmico Organizacional tem como objetivo diagnosticar a saúde e o desempenho de uma organização, podendo assim deixar evidente a origem de problemas e as possíveis soluções.

No mundo inteiro este instrumento rico e inovador vêm auxiliando as organizações a resolver questões de forma rápida e eficaz.

As mudanças comportamentais de indivíduos, visando solucionar problemas, não resolvem o conflito diagnosticado pelos consultores, por estarem trabalhando com as conseqüências dos problemas sem atingirem sua origem, que ultrapassa a esfera individual.

Mudanças consistentes dentro de instituições acontecem no nível sistêmico da empresa e não no nível das relações entre seus componentes. Sem termos plena consciência, os membros estão incluídos em “sistemas” e regidos por “leis” próprias de funcionamento, determinantes para o equilíbrio e a própria existência do sistema.

Através do instrumento das Constelações Empresariais, estas leis vêm à tona, revelando como o sistema funciona, em menos tempo e com menos recursos comparados com análise de problemas normalmente usados. Olha-se para a estrutura geral das relações e os padrões básicos que regem a dinâmica do seu funcionamento.

A colocação organizacional se presta à obtenção de informações relevantes em tempo curto. O tamanho do sistema não tem importância.

Além da clareza diagnóstica sobre situações problemáticas, uma constelação contém a chave para soluções de reconciliação em situações conflituosas, nos relacionamentos e nas mudanças estruturais necessárias sejam: entre sócios, entre empresas em processo de fusão, nos casos de empresas familiares, seus sucessores na criação de novos negócios.

Estes conhecimentos formam bases sólidas para tomada de decisões e mudanças a serem implantadas, assim como novas metas que orientem para excelência nos objetivos a alcançar nas Organizações.

Veja as próximas datas em nossa agenda